sexta-feira, 11 de maio de 2007

A história do tênis :}


No tempo das primeiras olimpíadas há mais de 2000 anos os atletas participavam dos jogos descalços ou no máximo com uma sandália de couro.
Apesar que os calçados iam evoluindo ao passar dos anos os atletas continuavam usando uns simples calçados somente tampando os pés.
Há muitas incertezas em relação a quem fez o primeiro sapato com borracha na sola,ou quem comprou e a sua aparência.Porém, o que se sabe é que em 19 de maio de 1832 Wait Webster de Nova Iorque fez um processo de "aplicar solas de borracha índia em sapatos e botas" e que nesse momento já poderiam estar pensando em fabricar esse tipo de calçado.
Em 1866, nos Estados Unidos foi fabricado o primeiro calçado desportivo (relativo ao esporte) com a sola de borracha e com a estrutura superior em lona.
A elite da sociedade da época chamava os calçados desportivos de "croquet sandal" (um tipo de desporto) e também os utilizavam para a prática de "Tennis".
Em 1873, apareceu o termo "sneaker" (o equivalente ao "ténis" ou "sapatilhas" em português).
No inicio da década de 1900 a Spalding produziu o primeiro calçado especifico para o esporte. Os atletas utilizavam-no para a competição e tinha uma sola e uma estrutura superior.Ambas em couro macio, com atacadores.
Na década de 1970 o calçado desportivo começou a se modificar, com a vitória do Americano Frank Shorter na maratona de Munique nos jogos olímpicos de 1972.Quanto mais pessoas começavam a correr, a procura de calçado mais protetor e confortável aumentava, ao mesmo tempo outros esportes começavam cada vez a ser mais populares, houve necessidade do desenvolvimento de sapatos cada vez mais específicos para cada modalidade.Esses acontecimentos fizeram que a indústria tivesse necessidade de criar algo novo.E assim foi criada a sola intermédia.
Evolução do sapato desportivo em datas mais definidas:
1909: Apareceram os primeiros sapatos de basquete em couro.
1917: Apareceu a famosa converse "All Star".
1925: Foi fundada a "Dassler sport shoes" (mais tarde originou a Puma e a Adidas).
1929: Foi apresentada as solas coloridas.
1942: Foi desenvolvida a borracha sintética.
1948: Adi Dassler fundou a Adidase Rudolph Dassler fundou a Puma.
1949: Onitsuka Tiger fabricou os primeiros sapatos desportivos no Japão.
1961: A New Balance apresentou o "Trackster" o primeiro sapato desportivo disponível em diferentes larguras.
1992: A Nike introduziu a tecnologia Huarache (sapatos com uma meia embutida em neoprene).
2000: A Nike introduziu um conceito novo: O shox (sapatos com colunas em forma de molas).E Roger Adams apresentou um tipo de sapatos revolucionário os Heelys, sapatos com rodas no calcanhar.
Enfim, ao passar dos anos o sapato desportivo venho ganhando estilos,cores,acessórios e até mesmo em 2004 a Adidas produziu o primeiro sapato com chip na sola intermédia que modifica a firmeza da mesma automaticamente.

Bibliografia:
-> Telecurso 2000
->http://calcadodesportivo.no.sapo.pt/index2.htm
->http://sportenis.vilabol.uol.com.br/historia.htm


Beijos ;) Até a próxima postagem!

2 comentários:

Mariana Toni #) disse...

júúúúú :)
teu blog fico muito bom! x)
te amô!
beeeijo :*

patricia disse...

Amei o seu blog! E gostei de saber mais sobre o "tênis nosso de todo dia".
Beijocas
Professora Patrícia